400 mil mortes por Covid, onde o Brasil vai parar?

Quando a pandemia começou já imaginávamos que não seria fácil. Mas agora já são 400 mil mortes por Covid, onde o Brasil vai parar?

O Brasil é um dos países que pior lidou com a pandemia desde que ela começou. Não foram poucos os avisos dos cientistas e profissionais da saúde de que a situação poderia piorar.

Porém, o Governo Federal insistiu sempre na ideia de que tudo passaria rapidamente. O resultado disso é que o país é agora o segundo na lista de mais mortes em todo o mundo.

Os motivos da crise

Vários são os motivos que levaram o país a essa situação, mas a maioria vem da forma com que a pandemia foi administrada. A ausência de uma liderança nacional é o primeiro ponto.

Além disso, não houve uma atuação no sentido de que as medidas de distanciamento fossem mantidas por todos. Como a CPI da Pandemia tem apontado, os erros foram muito grandes.

Além disso, o atraso na compra das vacinas foi outro ponto crucial. Por fim, discursos políticos sem fundamento tem afastado os chineses, que fornecem os insumos para a produção da Coronavac.

400 mil mortes por Covid, onde o Brasil vai parar?

As previsões para o país não são as mais animadoras. A verdade é que o país conseguiu diminuir um pouco o ritmo de mortes, mas o passado tem mostrado que isso é apenas uma pausa.

Para os próximos quinze dias a previsão é que o país chegue aos 455.394 mortes. O acréscimo leva em consideração o ritmo atual de contaminação e outros pontos relevantes.

Outros estudos têm demonstrado que, após 400 mil mortes por Covid, onde o Brasil vai parar está relacionado com uma mudança de postura. A atuação interna tem deixado a desejar, e muito.

Por isso mesmo muita gente fala que o país vai chegar rapidamente aos 600 mil mortos. As previsões mais negativas apontam que esse número pode chegar a 1 milhão, caso a vacinação não avance.

Tudo isso, então, irá depender de como as coisas se desenrolam. No momento, as vacinas compradas pelo governo federal estão atrasadas e a China parou de enviar insumos para o Butantã.

A esperança é que a CPI da Pandemia incentive o Governo Federal a atuar de forma diferente. Muitos dos erros cometidos até agora poderiam ter sido evitados.

Conclusão

Você viu que até agora já temos 400 mil mortes por Covid. Onde o Brasil vai parar, então, depende de uma série de fatores que envolve, principalmente, comprometimento dos homens públicos.