Lançamentos da Volkswagen para 2024

A Volkswagen pretende encerrar seu último grande ciclo de investimentos no Brasil em 2024. Com um aporte de 1 bilhão de euros (equivalente a R$ 5,25 bilhões) destinados ao desenvolvimento de motores a combustão e tecnologia de etanol, a empresa está se preparando para o que vem a seguir. 

Nos próximos dois anos, a montadora planeja lançar seis novos veículos no país, expandindo assim seu portfólio e oferecendo aos consumidores novas opções de mobilidade, como o Volkswagen T Cross Comfortline reestilizado.

Este ambicioso plano inclui uma ofensiva de 15 lançamentos programados para o Brasil. No entanto, é importante notar que esses lançamentos não se limitam apenas a carros completamente novos, mas também incluem edições especiais e renovações.

Ao longo dos últimos anos, a marca já introduziu nove dos 15 lançamentos programados, incluindo modelos como o Jetta GLI, Polo 2023, Virtus 2023, Gol Last Edition, Polo Track 1st Edition, Polo Track, Virtus Exclusive, Polo GTS e, mais recentemente, o ID.4.

Dois dos lançamentos restantes já foram confirmados oficialmente pela empresa, enquanto outros dois estão em fase de testes avançados, tornando-se praticamente certos. No entanto, ainda restam duas surpresas que a Volkswagen tem guardadas. 

Recentemente, fontes relacionadas à marca revelaram que o Tiguan reestilizado, embora esteja em fase de estudos, não faz parte desta lista iminente de lançamentos. Agora, vamos dar uma olhada no que a Volkswagen planeja trazer ao Brasil nos próximos dois anos.

  • VW Amarok Reestilizada

A Volkswagen Amarok é uma das picapes mais icônicas da marca. No entanto, a fabricante optou por não introduzir a nova geração da Amarok na América Latina. Em vez disso, a Amarok passará por uma renovação visual que se alinha com o design global da Volkswagen, garantindo que ela permaneça nas concessionárias por mais uma década.

Programada para o ano de 2024, a Amarok reestilizada provavelmente incluirá a adição de mais equipamentos, como um aumento no número de airbags e sistemas avançados de assistência à condução. Esta é uma medida estratégica para enfrentar a crescente concorrência de picapes de nova geração, como a Ford Ranger e a Chevrolet S10

  • VW T-Cross Reestilizado

O T-Cross, um dos SUVs compactos de maior sucesso da marca, está prestes a passar por uma atualização. Apresentado na Europa no início de julho, a versão brasileira da linha 2024 do T-Cross só chegará às concessionárias no próximo ano.

Com base no que foi observado no modelo europeu, as mudanças incluem alterações no para-choque, uma grade dianteira iluminada, semelhante à utilizada no Taos, e um interior mais refinado, com materiais de acabamento de maior qualidade, substituindo os plásticos rígidos.

  • VW Nivus Reestilizado

O Nivus está possivelmente se preparando para uma renovação, com protótipos avistados em testes indicando que o trabalho de reestilização já começou. O modelo, visto com camuflagem cobrindo a frente e a traseira, sinaliza uma mudança no horizonte.

A ausência dos freios a disco nesses protótipos pode sugerir uma mudança semelhante à do Polo, com a inclusão do motor 1.0 turbo de 116 cv, pelo menos como uma opção de entrada. Esta configuração está atualmente em produção para o mercado argentino, o que aumenta a probabilidade de sua adoção.

  • VW Taos Reestilizado

Embora possa não parecer, o Volkswagen Taos já está no mercado há dois anos. Em 2025, ele entrará no quarto ano de sua existência, o momento perfeito para receber uma atualização de design.

A versão chinesa do Taos, conhecida como Tharu, acaba de passar por uma atualização na China, e a versão produzida na Argentina provavelmente se inspirará em seu design. As mudanças podem incluir a introdução de novas lanternas traseiras mais finas, adornadas com uma faixa iluminada na tampa do porta-malas.

Outras Novidades Fora do Segmento SUV

  • VW ID.Buzz

A Volkswagen anunciou o lançamento da ID.Buzz ainda em 2023, por meio do inovador sistema de assinatura Sign&Drive da marca. A ID.Buzz, a sucessora elétrica da icônica Kombi, será uma edição especial limitada a 70 unidades no Brasil, uma homenagem aos 70 anos da presença da Volkswagen no país.

Esta edição, embora com autonomia declarada de 417 km, não se destina a ser um veículo de trabalho, mas sim a um público mais aspiracional. Seu motor elétrico de 204 cv e torque de 31,6 kgfm proporcionará uma experiência de condução emocionante.

  • VW Saveiro Reestilizada

Com a Chevrolet Montana mudando de segmento, a Saveiro, a picape compacta da Volkswagen, terá um papel crucial no mercado. Após meses de testes, a Saveiro está passando por uma renovação que lhe dará uma aparência mais moderna.

Embora camuflada, a picape parece ter adotado uma grade frontal inspirada no Taos e faróis semelhantes aos do Nivus, embora sem iluminação LED. Devido às diferentes regulamentações de emissões aplicadas a veículos comerciais leves, a Saveiro continuará com seu motor 1.6 MSI 16V de 116 cv e 16,1 kgfm, juntamente com uma transmissão manual de 5 marchas. No entanto, seria benéfico para os carros da Volkswagen adicionar uma opção de transmissão automática para competir com a Strada CVT, da Fiat.

By admin

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *